segunda-feira, 29 de julho de 2013

Espaço Fitness - Alimentação - Sementes de Linhaça

É considerada como um alimento funcional, ou seja, contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois o seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular. 

Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos gordos poli-insaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. 


Essa presença balanceada entre o Ômega 3 e o Ômega 6 permite a produção das prostaglandinas, que são corpos biologicamente muito ativos e importantes que agem como removedoras do excesso de sódio nos rins, diminuindo assim a retenção de líquidos, o que alivia os sintomas do período pré-menstrual. A alta taxa de Ômega 3 faz da linhaça um alimento de cárater preventivo à saúde, sendo um importante agente antioxidante e renovador celular.


Além disso, a linhaça é a maior fonte alimentar de lignanas, um fitoesteróide que "imita" a ação do estrógeno. A lignana é muito importante no período da menopausa, quando as taxas desse hormônio são baixas, sendo ela um importante agente natural na reposição desse hormônio. A lignana "engana" os receptores de estrógeno e se acopla a eles. Tratando-se de um óleo vegetal natural, os fitoesteróides têm uma ação fraca em relação ao estrogênio  não tendo ação negativa sobre o tecido mamário. Sendo assim, a lignana é uma substância importante na prevenção do cancro de mama, por neutralizar a ação do estrogênio sobre esse tecido. Existem alguns relatos de indução de icterícia, e reacções exantemáticas, possivelmente relacionadas com a dose e consumo exagerado.
A sua constituição ainda conta com uma alta taxa de fibras solúveis (ideal como laxante e auxiliar na digestão), vitaminas B1, B2, C, E, caroteno, ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.

Estudos mostram que é boa para os diabéticos, pois estabiliza os níveis de açúcar no sangue e também é uma auxiliar para a prevenção da obesidade, pois ela proporciona um melhor metabolismo.

A dose diária recomendada é de 2 colheres de sopa por dia. Utilize as sementes de linhaça, trituradas ou inteiras, no iogurte, nas saladas, nas sopas, nos bolos, em pães, com carne ou peixe ou ate em barritas de cereais... 

A digestão e a absorção da linhaça é facilitada se a mesma for triturada.

Deixamos hoje uma receita com ótimo aspeto, como não podia deixar de ser... e foi retirada do meu site favorito, Sabor Intenso.



Receita de Peito de Frango Surpresa em Crosta de Sementes de Linhaça

Ingredientes:

  • 2 peitos de frango
  • 1/4 de farinheira
  • folhas de tomilho
  • sal e pimenta moída na hora q.b.
  • sumo de limão
  • sementes de linhaça
  • vaqueiro líquida


Preparação:

1. Comece por cortar na transversal os peitos de frango de forma a que estes não se separem.
2. Tempere por dentro e por fora com o sal, a pimenta, as folhas de tomilho, 
o sumo de limão e recheie com a farinheira. 
Faça pressão para unir bem os peitos de frango ou prenda com a ajuda de um palito.
3. Passe os peitos de frango pelas sementes de linhaça, calcando bem.
4. Numa frigideira deite um fio de vaqueiro líquida, deixe aquecer, 
junte os peitos de frango e frite de ambos os lados. 
Regue com sumo de limão e sirva!!



Espero que gostem.

Sem comentários:

Enviar um comentário