quarta-feira, 5 de junho de 2013

Espaço Fitness - Caminhada

Que adoro caminhar já não é novidade nenhuma para quem segue o Blog. Basta o tempo estar razoável - se chuva, vento ou frio em excesso - e lá vou eu a seguir ao jantar dar uma volta (uma volta nas minhas contas são cerca de 5kms, percorridos em sensivelmente 1h).
Claro que dependendo da passada, a caminhada é um ótimo exercício. Normalmente não gosto de ir em ritmo de passeio (ou a que também chamo de "ver montras", mas sim num passo um pouco mais acelerado que o normal).

A caminhada insere-se na categoria dos exercícios aeróbicos, pois reúne o maior número de qualidade. À partida qualquer pessoa que não apresente limitações físicas pode caminhar.

Além de ser muito agradável caminhar na rua, nos parques, na praia, no campo, em pistas apropriadas, o respirar ar puro é importante, salientando também que o custo deste exercício é extremamente reduzido.

Como qualquer exercício, é importante que a caminhada seja executada num mínimo de 20 minutos, pois promove e melhora o condicionamento físico, ou seja, com o decorrer da caminhada/treino diário, maiores distâncias tenderão a ser percorridas com menos esforço e com mais velocidade.

Quando a caminhada dura menos de 20 minutos, ela continua a promover a saúde, continuará a queimar calorias e proporciona bem-estar, mas a melhoria no condicionamento físico é inferior.


São só benefícios. Vejam só:

  • Diminui os níveis de colesterol, os transtornos do sono
  • Controlo dos diabetes
  • Previne a hipertensão
  • Melhora o humor, a respiração, a circulação sanguínea (diminuindo o inchado das pernas e tornozelos)
  • Previne a cacificação das artérias
  • Fortalece os músculos do corpo
  • Melhora a postura, relaxando os músculos da nuca e ombros
  • Desintoxica o organismo


Aconselhamos a investir na compra de uns confortáveis, apropriados e bons ténis para caminhadas

É uma prática desportiva que não exige esforço, nem horário para ser feita, o que me agrada ainda mais!

Beijos.

Sem comentários:

Enviar um comentário